www.marconefm101


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dino cogita retirar pré-candidatura por ‘frente ampla’ contra Roseana





A estratégia, no entanto, só será posta em prática se Dino não conseguir o apoio dos demais partidos ao seu nome. Neste caso, o deputado do PCdoB buscará um acordo com o candidato do PDT, Jackson Lago, ex-governador do estado, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2009.

“Hoje temos dois caminhos. Continuar a nossa candidatura, que está fortalecida, ou constituir uma união mais ampla com PSDB, PPS e PDT”, afirmou Dino que, ao ser questionado sobre uma eventual retirada de candidaturas afirmou: “Queremos constituir uma ampla frente dos partidos que não são do campo Sarney no Maranhão. Se for do entendimento da maioria das forças [de que Dino deve retirar a candidatura e apoiar Lago], sim [ele retira a candidatura].”

Dino e Lago conversaram há um mês. A formulação de um acordo com os pedetistas depende da análise do TSE sobre a abrangência do projeto Ficha Limpa – que pode atingir Lago – e da conversa entre o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o presidente do PCdoB, José Renato Rabello.

Segundo Dino, um dos principais ingredientes para a união de forças contra a candidatura de Roseana, filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi a decisão da direção nacional do PT, adotada na sexta-feira (11), de intervir no diretório do Maranhão para forçar o partido a apoiar a peemedebista.

Em um encontro estadual realizado no final de abril, os petistas maranhenses haviam declarado apoio a Dino. A cúpula do PT nacional, no entanto, revogou a decisão, revoltando a militância no estado e provocando reações como a greve de fome do deputado Domingos Dutra (PT-MA), que já dura cinco dias no plenário da Câmara dos Deputados.

Dino diz ainda que o apoio petista a favor de Roseana fortaleceu a sua candidatura, mas também criou o ambiente favorável para a união dos partidos de oposição à governadora. Questionado se os petistas teriam maior empenho em fazer campanha, ele foi direto: “Já estão [fazendo campanha a favor de Dino]. Eu é que estou segurando os bichinhos para não ser multado [por campanha eleitoral antecipada].”

Além da viabilidade da candidatura de Lago diante do projeto Ficha Limpa, que veta a concessão de registro ao candidato condenado por um colegiado, o apoio de PSDB e PPS ao pedetista também será abordado nas negociações. Isso porque Dino e o PCdoB apoiam Dilma, enquanto Lago está com Serra.

FONTE G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário